Potencial Exportador dos Vinhos, Espumantes e Espumosos do Brasil
De modo geral, ao se pensar em referências de vinhos e espumantes no mundo, o enfoque se torna quase sempre o Velho Continente. De fato, a Europa carrega uma forte tradição vinícola em países como França e Itália, onde ocorrem premiações mundiais muito significativas para esse mercado. No entanto, outras regiões do globo também possuem uma crescente produção de bens advindos da uva, como é o caso brasileiro.
Diante do processo histórico colonial, diversos imigrantes europeus vieram ao continente americano trazendo consigo tradições relacionadas ao cultivo e produção de vinhos espumantes. O Rio Grande do Sul é um estado que se destaca nesse sentido, sendo responsável em 2020 por mais de 90% da exportação desses produtos para fora do país, segundo o Comex Stat. No entanto, vale também ressaltar outros estados, como Pernambuco, que também está num processo de expansão nesse novo mercado. A partir disso, é possível ver que o Brasil, para além de um grande apreciador dessas bebidas, também possui capacidades de expansão dessa produção, e em diversas regiões geográficas.
Além disso, também há um processo de reconhecimento cada vez mais significativo da potencialidade brasileira nesse setor no âmbito internacional. Ano passado, o espumante ‘130 Blanc de Blanc’ produzido pela Casa Valduga foi premiado em primeiro lugar no torneio Vinalies Internacionales, como afirma o sítio Comex do Brasil (2020). Afora isto, a vinícola Aurora também vem recebendo diversos prêmios internacionais com outros produtos de sua linha, ainda segundo o mesmo site. A partir disso, podemos perceber um processo de inserção nesse mercado internacionalmente, mesmo que ainda tímido em termos gerais.
No que tange aos maiores compradores de vinhos espumantes e vinhos espumosos brasileiros, os Estados Unidos se destacam, sendo o destino de cerca de 18% das exportações brasileiras nos últimos três anos. Além disso, outros países como Reino Unido aparecem em posição de destaque, com compras que totalizam nos últimos dois anos $83.238,00, de acordo com o Comex Stat. Especialmente no ano de 2020, foi perceptível também uma participação da França na compra de vinhos espumantes e espumosos brasileiros, estando em 3º lugar na lista de maiores compradores. Ao considerarmos isso, é possível perceber que a participação desses países europeus na lista dos maiores compradores, os quais apresentam uma forte cultura vinícola, evidenciam uma tendência bastante otimista para o reconhecimento no comércio internacional desse bem.
Portanto, ainda que a produção e venda direcionada a exportação desses produtos ainda sejam bastante tímidas, quando comparadas a outros bens ofertados pelo Brasil, pode-se perceber a grande potencialidade, e importância desse nicho para a Balança Comercial da região Sul. Além disso, como anteriormente salientado, é perceptível o potencial de expansão da produção vinícola entre outros estados brasileiros, em torno de um produto de relativo valor agregado.
Autores: Lara Cruz e João Pedro Araújo
REFERÊNCIAS
COMEX DO BRASIL. Melhor do mundo: espumante da Casa Valduga tem conquista inédita ao vencer concurso na França. Disponível em: https://www.comexdobrasil.com/melhor-do-mundo-espumante-da-casa-valduga-tem-conquista-inedita-ao-vencer-concurso-na-franca/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2021.
COMEX DO BRASIL. Vinícola Aurora conquista mais 3 prêmios internacionais em julho; suco de uva tem classificação máxima. Disponível em: https://www.comexdobrasil.com/vinicola-aurora-conquista-mais-3-premios-internacionais-em-julho-suco-de-uva-tem-classificacao-maxima/ Acesso em: 20 de fevereiro de 2021.
MINISTÉRIO DA ECONOMIA. Comex Stat – Exportação e Importação Geral. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral/27029 Acesso em: 19 de fevereiro de 2021.
MINISTÉRIO DA ECONOMIA. Comex Stat – Exportação e Importação Geral. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral/27039. Acesso em: 19 de fevereiro de 2021.
THE ATLAS OF ECONOMIC COMPLEXITY. Disponível em: https://atlas.cid.harvard.edu/explore?country=undefined&product=5649&year=2018&tradeDirection=import&productClass=HS&target=Product&partner=undefined&startYear=undefined. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021.