O Mercado de Carne e as certificações necessárias para comercialização.
Em 2018, como aponta o Observatório de Complexidade Econômica (OEC), os maiores exportadores de carne bovina congelada (SH4 0202) foram o Brasil, Austrália, Estados Unidos, Índia e Nova Zelândia. Além disso, de acordo com o Observatório de Complexidade Econômica (OEC), em junho de 2020 as exportações de carne bovina congelada contabilizaram 609 milhões de dólares, enquanto que as importações alcançaram $7.04M, resultando em um superávit de $602M. Em comparação ao ano anterior, de acordo com a OEC, houve um aumento de 70,3% nas vendas para demais países.
Dessa forma, o mercado de carne bovina congelada configura-se como uma ótima oportunidade para empreendimentos, uma vez que há um mercado comprador forte, como a China que compra grande parte da produção e também pelo crescimento considerável do ramo. Porém, para começar o empreendimento de carne, é necessário entendermos alguns certificados imprescindíveis para a comercialização do produto.
CERTIFICAÇÃO SISB-POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISB-POA), faz parte do SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). O SISB tem como função a padronização e a harmonização dos procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal, se preocupando com a qualidade e a segurança alimentar dos produtos. Para aderir a esse sistema é preciso se encaixar nos pré-requisitos definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Todos os Estados brasileiros, o Distrito Federal e os Municípios podem aderir ao SISBI, para isso se faz necessário comprovar que tem condições para avaliar os produtos com a mesma qualidade e o mesmo nível de confiança do Ministério da Agricultura. No momento, 15 estados fazem parte do sistema, 23 municípios e 4 consórcios.
REQUISITOS:
Os requisitos para obtenção da equivalência dos Serviços de Inspeção serão definidos em relação a:
- Infra-estrutura administrativa
- Inocuidade dos produtos de origem animal:
- Qualidade dos produtos de origem animal
- Prevenção e combate à fraude econômica
- Controle ambiental
É possível encontrar todos os detalhes do sistema de adesão ao SISBI-POA nesse link: http://g100.org.br/livre/clique/manual.html
O SISB-POA, é uma ferramenta importante, já que permite que diferentes produtos adentrem ao mercado formal nacional respeitando as normas federais, vale a pena ressaltar que aquelas empresas, produtos e produtores que foram avaliados e aprovados pelo sistema tem vantagem comparativa se comparado com os que não possuem a mesma, o SISB é responsável por permitir a comercialização formal entre estados, por exemplo, a Bahia aderiu ao SISB-POA, sendo assim todo para que seja possível vender formalmente produtos como o queijo e a carne sergipana no estado vizinho, as empresas sergipanos precisam estar inclusas no sistema de inspeção.
Sergipe ainda não tem empresas que estão lista de certificações do SISBI-POA, porém temos casos de estados vizinhos que melhoraram a imagem de empresas e aumentaram seus mercados oficiais, na Bahia, por exemplo, a Laticínio Mais Vida LTDA, em 2012 se tornou a segunda empresa do Brasil habilitada a vender produtos para outros estados de acordo com o sistema de inspeção. Essa empresa está localizada no município de Itabela-BA e foi a primeira a ser habilitada, na categoria Leite, com isso a Bahia abriu ainda mais possibilidade de comercialização em todo o país, os baianos já são adeptos do SISBI para categorias como Pescados e Carne desde 2010 e de lá para cá vêm expandido as categorias.
AUTORES: Alicia Brito e Ian Oliveira