Os sintomas do COVID-19 na cotonicultura
Como exposto no texto anterior, tanto o Brasil tem um papel internacionalmente fundamental no setor de algodão, quanto o setor também tem uma importância ímpar para o comércio brasileiro. Assim, é necessário compreender como a pandemia afeta a cotonicultura para entender as consequências para o Brasil.
É comum esperar um crescimento na demanda por algodão quando grandes empresas do setor têxtil como Renner, Riachuelo e C&A desde abril começaram a produzir massivamente máscaras devido à busca destas como proteção. Entretanto, apesar da busca por máscaras de algodão terem sido uma oportunidade de negócio para diversos produtores – grandes e pequenos – o real impacto da pandemia não é positivo para cotonicultura.
Primeiramente, houve a queda de preço do barril de petróleo que fortaleceu o concorrente do algodão, o poliéster – fibra sintética, derivada do petróleo –, o tornando mais atrativo para os compradores. Ademais, a pandemia mundial gerou uma grande diminuição da demanda interna e externa no setor têxtil, pois, em momentos de grande tensão social e econômica os indivíduos tendem a consumir apenas o básico.
Por fim, devido às restrições geradas pelo COVID19, houveram grandes prejuízos econômicos que, agindo em cadeia, começaram no leste asiático (onde há importadores do Brasil, como China e Vietnã) e devido ao fim das compras, passaram para os países fornecedores, como o Brasil. Logo, é esperado que não só aumente o estoque de algodão brasileiro por causa da diminuição da demanda, como também haja a diminuição de preço e aumento do desemprego no setor.
Assim, a constante crescente da cotonicultura apresentada no texto anterior pode chegar ao fim devido às consequências da pandemia de corona vírus e como apresenta João Carlos Jacobsen Rodrigues, conselheiro da associação nacional de produtores de algodão, para Fabiana Batista no UOL, há a possibilidade que alguns cotonicultores mudem de setor, buscando menores custos de plantio e mais retorno.
Autor: Caio Geliel
Referências
Máscaras de tecido estão na linha de produção de grandes varejistas. Mercado&Consumo. 26 de maio de 2020. Disponível em: https://www.mercadoeconsumo.com.br/2020/05/26/mascaras-de-tecido-estao-na-linha-de-producao-de-grandes-varejistas/
O mercado global do algodão: efeitos da pandemia decorrente do novo coronavírus. CAMPO GRANDE NEWS. 28 de abril de 2020. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/artigos/o-mercado-global-do-algodao-efeitos-da-pandemia-decorrente-do-novo-coronavirus
Algodão brasileiro sente impacto da fraca demanda por têxteis. 22 de maio de 2020. Disponível em https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2020/05/22/algodao-brasileiro-sente-impacto-da-fraca-demanda-por-texteis.htm?cmpid=copiaecola