Minas Gerais e o café: Quais fatores transformaram o estado no maior produtor do grão no Brasil?
Ao observar dados referentes a produção de café não torrado, não descafeinado e em grão – ou seja, o café que ainda não passou por etapas de processamento até o consumo como conhecido – tem-se que a produção disparadamente é atribuída a Minas Gerais.
Já em 2020, sem ainda fechar o primeiro quarto do ano, o estado foi responsável por grande parte da produção brasileira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve ocorrer um aumento de 26,4% na produção do café de tipo arábica ainda em 2020 no estado de Minas Gerais, responsável por cerca de metade da produção nacional. Nesse espaço de grande produção, pode-se observar tanto o direcionamento para o mercado interno quanto para a exportação.
O estado de Minas Gerais possui destaque na produção cafeicultora, visto que de acordo com o Mapeamento do Parque Cafeeiro e citado pela Revista Cafeicultura, 55% do estado apresenta este tipo de produção – com lavouras de tipo comercial. Tais condições são atribuídas a um planejamento histórico que promoveu o desenvolvimento do plantio de café na região, aliado a condições geográficas como o clima – que permite a produção em escala – e o relevo.
Historicamente, o desenvolvimento da produção cafeeira em solo mineiro foi promovida por meio de condições climáticas e políticas. As primeiras dizem respeito às geadas que danificaram lavouras importantes de São Paulo e Paraná, levando os produtores para regiões do Cerrado, que vale ressaltar, é abundante em Minas Gerais. Enquanto isso, ao mesmo tempo, outros produtores do mercado mundial tiveram diminuição de seu estoque, aumentando a demanda internacional pelo café brasileiro. No que tange aos fatores políticos, o governo de Minas aderiu ao Plano de Renovação e Revigoramento de cafezais, que levou a um aumento da quantidade de cafezais da região – ao ponto de existirem plantações por todo o estado.
Atualmente, o café passa por processos que permitem aumento da qualidade do produto. Como citado numa matéria do Estado de Minas, houve o desenvolvimento de técnicas como o Sprouting Process, que aprimora aspectos como aroma e sabor do produto – além de gerar tais resultados com homogeneidade.
O produto por si só apresenta casos de sucesso, como numa cooperativa fundada entre produtores de café da região de Minas Gerais. Por meio de plataformas online, um grupo de produtores consegue enviar as sacas de café para alguns dos principais consumidores, a exemplo de países da Europa (como Alemanha e Bélgica), além dos Estados Unidos. O Japão também aparece como um país de destaque, como aponta o site de notícias G1 ao abordar a Cooperativa dos Produtores do Alto da Serra (Apas)*.
Observa-se, dessa forma, que tanto grandes quanto pequenos produtores de café possuem espaço no âmbito do comércio exterior, através de associações que buscam promover o comércio da maior produtora.
Autores: Alicia Brito e Rafaela Oliveira
REFERÊNCIAS:
CCCMG. Produção dos Cafés do Brasil da espécie arábica corresponde a 46% da mundial. Disponível em: http://cccmg.com.br/producao-dos-cafes-do-brasil-da-especie-arabica-corresponde-a-46-da-mundial/.
Conselho dos Exportadores de Café do Brasil. Mapa da produção. Disponível em: https://www.cecafe.com.br/publicacoes/mapa-da-producao/.
EMATER: Minas Gerais. MAPEAMENTO DO PARQUE CAFEEIRO DE MINAS GERAIS SERÁ APRESENTADO NA EXPOCAFÉ 2018. Disponível em: http://www.emater.mg.gov.br/portal.do/site-noticias/mapeamento-do-parque-cafeeiro-de-minas-gerais-sera-apresentado-na-expocafe-2018/?flagweb=novosite_pagina_interna&id=22511.
ESTADO DE MINAS. Aumenta produção de cafés especiais; MG é responsável por metade. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/agropecuario/2019/07/08/interna_agropecuario,1067862/aumenta-producao-de-cafes-especiais-mg-e-responsavel-por-metade.shtml.
*G1. Plataforma ajuda produtores de café em MG em contato direto para exportação. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2020/01/08/plataforma-ajuda-produtores-de-cafe-em-mg-a-negociar-direto-com-exportador.ghtml.
GLOBO RURAL. IBGE estima safra de café do Brasil 14,2% maior. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Cafe/noticia/2020/03/ibge-estima-safra-de-cafe-do-brasil-142-maior.html.
______. Brasil bateu recorde com exportação de café na safra 2018/2019. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Cafe/noticia/2019/07/brasil-bateu-recorde-com-exportacao-de-cafe-da-safra-20182019.html.
LOKAMING. GUIA COMPLETO SOBRE A PRODUÇÃO CAFEEIRA DE MINAS GERAIS. Disponível em: https://blog.lokamig.com.br/cafe-de-minas-gerais/.
Revista Cafeicultura. Conheça a importância do café para Minas Gerais presente em 463 municípios (55% do estado). Disponível em: https://revistacafeicultura.com.br/?mat=68385.
Rural Pecuária. Minas Gerais segue no topo como maior estado produtor de café do Brasil. Disponível em: http://ruralpecuaria.com.br/noticia/minas-gerais-segue-no-topo-como-maior-estado-produtor-de-cafe-do-brasil.html.