O Produto mais exportado do Brasil
O PRODUTO MAIS EXPORTADO DO BRASIL
Atualmente, a soja é o produto mais exportado pelo Brasil, um montante de US$26,08 Bilhões de dólares, isso pode ser observado no seguinte gráfico retirado da plataforma Comex Stat:

Fonte: Comex Stat
Período de alta de exportação da soja
Segundo pesquisa realizada no portal Comexstat, o período de maior exportação de soja que o Brasil teve no ano de 2019, foi durante o mês de maio, e esse cenário se repete desde o ano de 2016, havendo um crescimento de mais de 20% até 2018 e uma queda de 31,9% em 2019, comparando o mesmo período dos anos.
Maiores compradores
O maior comprador de soja do Brasil é a China, seguida pela Rússia e depois pela Tailândia, porém, a primeira com índices bem diferentes das últimas. Enquanto a China importou U$378,28 milhões, a Rússia importou U$34,17 milhões e a Tailândia U$30,18 milhões.
De acordo com o The Atlas of Economic Complexity, o país que mais importou soja no mundo, no ano de 2017 também foi a China, o país lidera a importação com uma percentagem de 61,78%, o equivalente a 35,6 bilhões de dólares.
Segundo o mesmo site, no ano de 2017, a China importou 78,35% da soja exportada pelo Brasil.
Regiões do Brasil que mais exportam o produto:

Fonte: Comex Stat
Destaque
Uma região em que houve um aumento considerável de exportação foi o Rio Grande do Sul, que pode se configurar como uma possível região para a prospecção de clientes desse setor. Segundo o Comexstat, o maior exportador durante o ano de 2019, foi o estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e por Minas Gerais.
De onde veio?
Muitos não sabem, mas a soja tem origem Chinesa, a sua história começa ao ser citada em livros chineses, por volta de 3 mil anos a.C. Segundo o site boas práticas agronômicas, as primeiras sementes de soja eram encontradas o longo do Rio Azul (Yangtzé). Além disso, a semente era considera divina e sagrada, como o arroz e o trigo. Tempos depois, duas espécies selvagens da soja goram domesticadas e modificadas cientificamente, por meio de cruzamentos e assim, a semente se tornou moeda de troca e também uma fonte rica de alimento.
Como chegou ao Brasil?
Conforme o site boas práticas agronômicas, as primeiras espécies de soja vieram dos Estados Unidos aterrissando no Bahia, em 1882. Devido ao clima da Bahia, a soja não teve uma boa adaptação, porém uma década depois foi realizada uma outra tentativa em Campinas (SP). Além disso, os grãos que melhor se desenvolveram foram trazidos por imigrantes japoneses, em meados de 1908. O primeiro cultivo oficial da semente, ocorreu em 1914, na região da Santa Rosa (RS) e já os plantios comerciais começaram uma década depois.
Portanto, o produto mais exportado e principal responsável pelo superávit de bens primários brasileiro, possui uma história pouco conhecida por nós que tanto nos beneficiamos dessa semente, seja para fins comerciais, seja para fins nutricionais.
Autore: Constança Dourado e Ian Gabriel
Referências
http://comexstat.mdic.gov.br/pt/home