Café gourmet: uma oportunidade de internacionalização
O Café gourmet brasileiro tem tomado cada vez mais espaço nos concursos internacionais de café. Um exemplo desse café tipicamente brasileiro e que tem agradado os paladares de todo o mundo, é o produzido na região da Chapada Diamantina na Bahia. Segundo o SEBRAE, esse café chegou a entrar até no vaticano e se tornar um dos cafés preferidos do Papa Francisco.
Um dos prêmios mais importantes já recebidos é o Cup of Execellence, responsável por avaliar cafés com características especiais. Na categoria Pulped Naturals, de 37 cafés premiados, 47% eram de cafés vindos da Chapada Diamantina. Sendo assim, percebe-se que o mercado de café gourmet, que apresenta características únicas, revela-se como uma oportunidade de crescimento e de internacionalização desse produto tão querido pela população brasileira, agora almejado por todos no mundo.
Esse tipo de café já possui uma enorme demanda vinda de diversos países, como Alemanha e Itália. O número de premiações e eventos que esse café vem participando garante um maior número de certificados e garantias para tornar mais seguro e atrativo a exportação desse café. Além disso, as características únicas agregam valor e atrelam a identidade brasileira a esse tipo de café.
Outra oportunidade gerada pela visibilidade internacional que os cafés brasileiros vêm ganhando, será a janela de sazonalidade, uma vez que quando o mercado interno estiver desaquecido e com uma menor demanda, o mercado externo poderá estar mais aquecido e com uma maior demanda, devido à diferença climática dos países. Ademais, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café, demonstra que foi vendido 1,41 milhão de sacas em 2017; e 1,78 milhão de sacas em 2018, representando um aumento de 26,3% em relação ao ano anterior, demonstrando que esse mercado de cafés diferenciados possui um enorme potencial.
Portanto, o café gourmet se configura como uma ótima oportunidade se esquivar do desaquecimento econômico interno e gerar uma demanda sazonal. Por fim, possuirá um maior valor agregado pois traz características tipicamente brasileiras e únicas, viabilizando a internacionalização desse produto.
Autor: Ian Gabriel Nascimento Oliveira
https://www.linkedin.com/in/ian-gabriel-nascimento-oliveira-79694216a/
Referências:
https://exame.abril.com.br/economia/mercado-de-cafe-gourmet-vive-plena-ascensao-no-pais/
https://www.abic.com.br/noticias-2/