Cosméticos: Uma janela para internacionalização brasileira
O Brasil era, até 2017, o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo. Contudo, em 2018, caiu para o quarto lugar, estando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão, o que ainda representa um mercado consumidor relevante, dinâmico e inovador. Assim, se torna evidente que o setor de cosméticos no Brasil possui grandes oportunidades de crescimento, mesmo em face da crise econômica, desta forma, existem algumas informações importantes que o empresário deve saber ao adentrar em um setor tão competitivo. A primeira delas é que o setor é um dos que, historicamente, cresce acima do PIB mas isso não quer dizer que não passe por retrações e dificuldades, como aconteceu em 2015 quando houve uma retração de cerca de 2,5% em relação ao ano anterior.
Outro ponto relevante é a alta possibilidade de sucesso no mercado externo. O Grupo Boticário é um ótimo exemplo de sucesso e já contabiliza 55 lojas da marca em 15 países, mas nem todas as marcas entram no comércio internacional por meio de franquias. Notou-se que, no mercado internacional, havia a demanda de cosméticos de qualidade e preço médios, nem tão sofisticados como os europeus, mas mais complexos que os chineses, por exemplo. Portanto, hoje, os cosméticos brasileiros encontram a sua janela de atuação internacional com esse nicho de mercado.
Ao considerarmos o período conturbado para o setor de cosméticos nos últimos anos e o atual momento de crescimento do mercado e superação dessa baixa, prevê-se uma fase otimista e positiva para o próximo ano. Contudo, vale ressaltar que se faz necessário expandir e exportar com cautela, pois há grandes lucros em períodos de euforia, mas o risco e a incerteza estão sempre presentes. Uma boa forma de se precaver e analisar os riscos para que se obtenha maior sucesso no negócio é através de serviços que analisem o setor, o mercado, toda a questão burocrática e financeira, enfim, todo um planejamento voltado para a exportação e/ou importação do produto. Nós da REINA Consultoria Internacional prestamos esses serviços e atuamos pensando no sucesso de nossos clientes.
É válido ressaltar as vantagens em exportar para países geograficamente próximos, no caso brasileiro, seria recomendável buscar primeiro os mercados da América Latina, visto que se encontram na mesma placa continental, possuem algumas similaridades entre as culturas e há vantagens quanto à frete e às barreiras tarifárias. Para descobrir o destino ideal para seu produto, a REINA Consultoria Internacional pode auxiliá-lo através das nossas pesquisas de mercado e de compradores.
Outro destino que vem requerendo bastante desses nossos produtos nacionais são os países do Oriente Médio e restante da Ásia- regiões essas que possuem alto interesse nos cosméticos do Brasil, e que aumenta seu número de importações deste a cada ano que passa, conforme afirma a Folha de São Paulo. Salienta-se a necessidade de fazer uma análise burocrática do país selecionado, em especial se for do continente asiático, pois cada um difere em suas especificidades. Para isso, a REINA Consultoria Internacional pode oferecer o serviço de análise burocrática para averiguar toda a documentação necessária com exclusividade para seu produto.
Autoras: Júlia Gubert e Victória do Monte
Referências:
https://veja.abril.com.br/economia/brasil-perde-posicao-no-consumo-de-cosmetico-mas-setor-avanca/
https://veja.abril.com.br/economia/efeito-batom-falha-na-crise-e-setor-de-beleza-registra-1a-retracao-em-23-anos/