A guerra comercial entre EUA e China: uma breve retrospectiva
Quando se trata das duas maiores economias mundiais, se espera que toda a movimentação e articulação política econômica entre essas economias gerem impactos diretos e indiretos em todos os países, inclusive no Brasil. Sendo assim, é importante fazer um pequeno retrospecto sobre a guerra comercial, partindo da trégua em 2018, a fim de recordar as principais movimentações da guerra.
No dia 1º de dezembro de 2018, Trump e Xi Jinping declaram uma trégua à então guerra comercial, fazendo com que os Estados Unidos suspendessem, durante 90 dias, o aumento pretendido de 25% das tarifas sobre 200 milhões de importações chinesas. Já Pequim suspendeu durante 3 meses os impostos exorbitantes sobre carros e autorizou importações de arroz.
Essa trégua durou até dia 10 de maio de 2019, quando os EUA decidem acabar com a trégua e passam de 10% para 25% das tarifas sobre os 200 milhões de importações chinesas. Além disso, em 15 de maio, Trump elevou a guerra, proibindo por decreto redes de comunicação dos EUA de utilizarem equipamentos de empresas de risco, indicando uma lista de empresas chinesas. Ademais, reforça essa proibição à empresa chinesa Huawei, tornando permanentemente proibido vender qualquer tipo de tecnologia para ela.
Consequentemente, em 1º de junho, a China aumentou as tarifas sobre 60 bilhões de importações norte-americanas. Além disso, Pequim também anunciou uma lista negra de empresas estrangeiras “não confiáveis”.
Por fim, esse tema será a principal pauta do G-20, em Osaka, no Japão, se configurando como um evento importante para entender o andamento da guerra. Além do mais, o Brasil ainda não se posicionou explicitamente, mas como sabemos o presidente Bolsonaro tem se aproximado de forma constante de Trump e de seus principais aliados.
Partindo desse retrospecto, os aspectos de como a guerra comercial afeta o Brasil, serão abordados em outro texto, onde será explicado impactos de longo e de curto prazo ao nosso país.
Autor: Ian Oliveira
Fontes:
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48773092
https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/dez-grandes-datas-da-guerra-comercial-entre-china-e-eua-1.347819